
Nos últimos 17 anos, o Relatório de Riscos Globais do Fórum Econômico Mundial alertou sobre os riscos globais profundamente interconectados. O conflito e as tensões geoeconômicas acionaram uma série de riscos globais profundamente interconectados, de acordo com o Relatório de Riscos Globais de 2023 do World Economic Forum. Isso inclui déficits de oferta de energia e alimentos, que provavelmente persistirão durante os próximos dois anos, e intensos aumentos no custo de vida e no serviço da dívida. Ao mesmo tempo, esses riscos de crises prejudicam os esforços de solucionar os riscos de longo prazo, particularmente aqueles relacionados à mudança climática, biodiversidade e investimento no capital humano.
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Uma semana antes de a cidade de Davos desempenhar seu papel habitual de anfitriã anual do Fórum Econômico Mundial, que começa nesta segunda-feira, a principal pergunta não era qual seria a agenda dos líderes empresariais e políticos, mas sim se haveria neve suficiente para esquiar. A cidade suíça está a 1.560 metros de altitude, mas as montanhas, em vez de neve, exibiam grama seca.
A neve apareceu às vésperas do fórum, cujo tema este ano é "Cooperação em um Mundo Fragmentado". Ainda assim, as temperaturas acima do normal para janeiro mostrarão aos participantes do evento, que compõem a elite econômica global, a realidade do aquecimento global.
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A elite global se dirige às montanhas com a volta do Fórum Econômico Mundial a Davos durante o inverno europeu pela primeira vez em três anos.
A pandemia e os lockdowns resultantes suspenderam os eventos presenciais de janeiro em 2021 e 2022, mas a conferência agora é retomada com mais de 2.700 políticos, executivos, investidores, banqueiros e acadêmicos reunidos na próxima semana no resort de esqui suíço.
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A Xiaomi está preparando dois modelos de carros elétricos, com preços começando nos 38 mil dólares e já há imagens destes modelos circulando. O primeiro modelo, com o nome de código Modena, vai ser maior e alegadamente mais poderoso do que o Model 3 da Tesla, e terá um preço entre os 38 mil e os 43 mil dólares (o equivalente a 197 mil e 223 mil reais pelo câmbio atual). A versão de topo deste modelo deverá começar nos 51.600 dólares (cerca de 268 mil reais).
A versão de entrada vai ter uma bateria standard de 400V, tem sensores variados desenvolvidos em parceria com a Continental e destina-se ao público generalista. O modelo de topo traz uma bateria de 800V de alta voltagem e vai ter uma Qilin Battery da CATL, que permite recarregar até 80% da carga em apenas 15 minutos. A bordo, há um processador Orin X da Nvidia e algoritmos e soluções LiDAR desenvolvidos pela Xiaomi.
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O “carro caranguejo” da Hyundai Mobis é capaz de fazer movimentos que antes eram impossíveis, como girar em 90 graus e entrar ou sair de vagas de estacionamento de forma muito prática.
Na CES 2023, a Hyundai Mobis, subsidiária autônoma da montadora sul-coreana, apresentou um novo sistema de roda para carro elétrico que tem o potencial de aliviar um dos problemas mais temidos pelos motoristas: a baliza.
A inovação, que recebeu o apelido de e-Corner, foi apresentada em Las Vegas em um protótipo do Ioniq 5, automóvel elétrico da montadora. O sistema da Hyundai, ao contrário de um conceito semelhante mostrado anteriormente, vem pré-montado com motor elétrico, amortecedor, freio e direção próprios.
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Relatório do Smart Prosperity Institute estima que as cleantechs em todo o mundo valham 2,5 trilhões de dólares. A expectativa é que em 2030, o investimento nesse setor chegue a 3,6 trilhões de dólares. Essas empresas devem experimentar forte crescimento, pois sua filosofia vem ao encontro do mercado que se desenha para os próximos anos.
As cleantechs são startups focadas na sinergia entre sustentabilidade (clean) e inovação (tech) e no uso de tecnologia limpa. O objetivo é gerar aumento de produtividade e eficiência, com menos custos e desperdícios, reduzindo o impacto ecológico negativo, usando com o máximo de eficiência os recursos naturais.
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