Selecione seu Idioma

Veículo elétrico na Europa pode ser mais barato do que você pensa
Veículo elétrico na Europa pode ser mais barato do que você pensa

Você é uma daquelas pessoas que gosta de ter um veículo elétrico (EV), mas não tem certeza se agora é o momento certo para embarcar na revolução do automobilismo verde?

Bem, uma nova pesquisa sugere que o custo de possuir e operar um EV na Europa nunca foi tão acessível. Eles agora têm o mesmo preço ou são mais baratos em termos de custo total de propriedade (TCO) do que os carros a gasolina ou diesel, apesar do aumento dos preços do combustível e da eletricidade, mostram os dados.

Veículos elétricos tornam-se mais competitivos em termos de custos na Europa

Em seu índice anual, a Leaseplan, uma fornecedora holandesa de leasing automotivo, se concentrou em diferentes categorias de carros em 22 países europeus, com custos médios durante os primeiros quatro anos de um leasing. Os pesquisadores dizem que os custos de propriedade, como energia/combustível, impostos, seguro, manutenção e depreciação, foram considerados.

A pesquisa descobriu que os custos de operar um carro familiar padrão, como um Volkswagen Passat ou um Ford Kuga, eram iguais ou menores do que os modelos a gasolina ou diesel em 19 dos 22 países europeus. Apenas na Itália, República Tcheca e Polônia os veículos elétricos a bateria (BEVs) eram mais caros. Os veículos híbridos plug-in (PHEVs) eram apenas mais baratos do que seus equivalentes totalmente elétricos em um país, a Itália.

O relatório diz que: "Apesar da inflação do preço da energia, os custos de combustível permanecem significativamente mais baixos para carros elétricos do que carros a gasolina e diesel: os custos de combustível representam 15% do custo total de propriedade de um EV, enquanto isso é 23% e 28% para gasolina e motoristas a diesel." Ele acrescentou: "EVs em quase todos os segmentos e em quase todos os países europeus agora têm o mesmo preço ou são mais baratos que os carros a gasolina ou diesel".

Segundo pesquisas anteriores realizadas pela empresa em 2021, os carros elétricos podem reduzir os custos de vida do motorista em até 27% em comparação com as versões a gasolina, diesel ou híbridas. Estima-se que a compra definitiva de um EV economize uma média de $ 4.780 em um período típico de propriedade de sete anos.

As vendas globais de VEs continuam acelerando

O apetite global por EVs parece estar ficando mais forte. Um recorde de 6,5 milhões foram vendidos em todo o mundo em 2021 (incluindo totalmente elétricos e híbridos plug-in), quase dobrando o número de vendas do ano anterior, de acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA). Ele diz que as vendas de veículos elétricos representaram 9% do mercado global de carros em 2021, quatro vezes sua participação de mercado apenas dois anos antes.

Mais de 85% das vendas globais de VEs em 2021 foram em duas regiões. A China foi responsável por 3,3 milhões, enquanto 2,3 milhões de veículos foram vendidos na Europa. 10% das vendas foram nos Estados Unidos, onde mais que dobraram em relação a 2020, chegando a 630.000.

Cerca de 16,5 milhões de veículos elétricos estavam nas estradas do mundo até o final de 2021, três vezes mais do que em 2018.

A IEA diz que as vendas permaneceram fortes em 2022, com 2 milhões vendidos no primeiro trimestre daquele ano, três quartos a mais que no mesmo período de 2021. Estima que 13% dos carros novos vendidos em 2022 no geral foram EVs.

Bloqueios potenciais de EV à frente

No entanto, a IEA adverte que o custo de produção de EVs está sujeito às forças do mercado global. Ele observa que os preços do lítio usado em baterias de carros eram mais de sete vezes mais altos em meados de 2022 do que no início de 2021. Ele prevê que o custo das baterias EV pode aumentar em 15% se esses preços permanecerem altos.

O crescimento contínuo do uso global de VEs continua sendo crucial para a descarbonização do setor de transporte rodoviário, responsável por 16% das emissões globais de gases de efeito estufa, segundo a AIE.

Ele diz que o apoio político sustentado tem sido um fator crucial no forte desempenho das vendas de VEs em muitos mercados, com um número crescente de governos estabelecendo metas ambiciosas de eletrificação. No entanto, apesar do crescimento impressionante do setor, o diretor do IEA, Fatih Birol, alerta que não há espaço para complacência:

“Os formuladores de políticas, executivos do setor e investidores precisam ser altamente vigilantes e engenhosos para reduzir os riscos de interrupções no fornecimento e garantir o fornecimento sustentável de minerais essenciais. A AIE está trabalhando com governos de todo o mundo sobre como gerenciar estrategicamente recursos de minerais críticos necessários para veículos elétricos e outras tecnologias importantes de energia limpa”.

Veja a pesquisa completa aqui!

Fonte:

Traduzido para o Português pela Redação sustentabilidades

Stefan Ellerbeck
WEF

 

Copyright © 2009 - 2024 Sustentabilidades - Todos os direitos reservados - All rights reserved.