Simplificando, as habilidades verdes são os conhecimentos, habilidades, valores e atitudes necessários para viver, desenvolver e apoiar uma sociedade sustentável e eficiente em termos de recursos.
A necessidade de transição para modos de produção e consumo ambientalmente mais sustentáveis tornou-se imperativa, tanto para os países desenvolvidos como para os países em desenvolvimento.
- O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 9 inclui a meta de atualizar a infraestrutura e adaptar as indústrias para torná-las sustentáveis, com maior eficiência no uso de recursos e maior adoção de tecnologias e processos industriais limpos e ambientalmente corretos até 2030.
- O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 inclui a meta de alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais até 2030.
A transição para uma economia de baixo carbono e eficiente em recursos requer mudanças sistêmicas que resultarão não apenas em novos produtos e serviços, mas também em mudanças nos processos de produção e nos modelos de negócios.
Esse esverdeamento da economia inevitavelmente mudará as habilidades necessárias e as tarefas envolvidas em muitas das ocupações existentes.
Existem três maneiras principais pelas quais a transição para uma economia verde afeta as habilidades necessárias:
- as mudanças estruturais levam ao aumento da demanda de algumas tarefas e à diminuição de outras;
- a nova atividade económica criará novas profissões e haverá necessidade de novos perfis de competências, qualificações e quadros de formação;
- muitas ocupações e indústrias existentes experimentarão mudanças ecológicas nas tarefas de seus empregos, e isso exigirá ajustes nas atuais estruturas de treinamento e qualificação para essas ocupações.
O índice Green General Skill identifica quatro grupos de tarefas de trabalho que são especialmente importantes para ocupações verdes:
- Habilidades técnicas e de engenharia: hard skills que englobam competências envolvidas com o projeto, construção e avaliação de tecnologia geralmente dominadas por engenheiros e técnicos. Este know-how é necessário para edifícios ecológicos, projetos de energia renovável e projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de economia de energia.
- Competências científicas: competências decorrentes de corpos de conhecimento amplos e essenciais para atividades de inovação, por exemplo, física e biologia. Essas habilidades são especialmente procuradas em cada estágio das cadeias de valor e no setor de serviços públicos, que fornece serviços básicos como água, esgoto e eletricidade.
- Habilidades de gestão de operações: know-how relacionado à mudança na estrutura organizacional necessária para apoiar atividades verdes e uma visão integrada da empresa por meio da gestão do ciclo de vida, produção enxuta e cooperação com atores externos, incluindo clientes. Essas habilidades são importantes, por exemplo, para engenheiros de vendas, analistas de mudanças climáticas, especialistas em sustentabilidade, diretores de sustentabilidade e planejadores de transporte.
- Competências de monitoramento: aspectos técnicos e legais das atividades empresariais que são fundamentalmente diferentes do âmbito da engenharia ou da ciência. Referem-se às competências necessárias para avaliar a observância de critérios técnicos e normas legais. Exemplos são inspetores de conformidade ambiental, técnicos de monitoramento nuclear, diretores de gerenciamento de emergência e assistentes jurídicos.
Para além destas competências, um conjunto de soft skills são também consideradas cada vez mais importantes, não só para as green skills, mas em geral para as “skills of the future”, incluindo também as necessárias para a Quarta Revolução Industrial. Em particular, as habilidades relacionadas ao pensamento de design, criatividade, adaptabilidade, resiliência e até empatia são consideradas críticas.
A Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) está promovendo o desenvolvimento de habilidades industriais em economias em desenvolvimento e emergentes e pode desempenhar um papel crítico na catalisação da transição para uma economia verde.
A Facilidade de Desenvolvimento de Aprendizagem e Conhecimento da UNIDO (LKDF) é baseada em Parcerias de Desenvolvimento Público-Privado (PPDP) nas quais os setores público e privado fazem um investimento conjunto em um projeto implementado por terceiros. A LKDF implementou uma variedade de PPDPs em todos os países e setores para estabelecer e atualizar instituições locais de treinamento industrial.
Um exemplo é o projeto H2O Maghreb , implementado pela UNIDO e apoiado pelo Governo de Marrocos, FESTO Didactic SE, EON Reality, Escritório Nacional Marroquino de Água Potável e Eletricidade e Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).
Com o objetivo de melhorar as práticas de gestão da água no Marrocos, o projeto estabeleceu um centro de treinamento de alto nível para fornecer treinamento orientado para o mercado em tratamento de águas residuais e gestão da água, e desenvolveu currículos para profissionais de água existentes que combinam diferentes profissões e especializações relacionadas a água e esgoto para aplicações municipais e industriais.
O Fórum LKDF 2021 da UNIDO em setembro de 2021 reuniu dezenas de especialistas de várias formações. Ao estender a plataforma para debates orientados para a ação, o Fórum procurou fornecer soluções para reduzir a incompatibilidade profissional, propor soluções para preencher a lacuna de habilidades digitais e promover o diálogo para futuras parcerias, sem deixar ninguém para trás.
Na cerimônia de encerramento, Andrea De Remes, cofundadora do Erandi Aprende , e Anurag Saha Roy, cofundadora do Wikilimo , reiteraram a importância de tornar o aprendizado de habilidades digitais disponível e acessível e levantaram a questão de como a comunidade internacional deve assistir. Em resposta, Bernardo Calzadilla-Sarmiento da UNIDO disse: “Os jovens são o futuro e devem ser eles que dizem o que é necessário. Precisamos envolver os jovens na tomada de decisões para desenvolver o treinamento e a qualificação de que precisam. O forte envolvimento de todas as partes interessadas é fundamental se quisermos tornar a educação e as habilidades acessíveis a todos.”
Leitura adicional:
A Snapshot of the Green Skills Paper Presented at the LKDF Forum 2020
Green Skills for a Sustainable Future
Responding to Morocco’s water challenge
Fonte:
Traduzido para o Português pela Redação sustentabilidades
Charles ARTHUR
UNIDO