Estudantes de engenharia da UNSW tentaram um recorde mundial do Guinness com seu Sunswift 7, garantindo o título de carro de corrida movido a energia solar mais rápido em 1.000 km.
Alimentado por uma bateria e painéis solares montados em seu teto e capô, o EV entrou em um caminhão de teste onde percorreu 1.000 km com uma única carga em menos de 12 horas – atingindo uma média de 85 km/h. Projetado e construído por estudantes, o carro pesa apenas 500 kg, cerca de um quarto de um Tesla. Para chegar a essa carroceria de baixo peso, a equipe retirou uma série de recursos, como airbags e sistemas de ar condicionado.
Além disso, o Sunswift 7 apresenta excelentes eficiências graças ao seu design aerodinâmico, à eficiência dos motores e ao longo do trem de força e à impressionante baixa resistência ao rolamento.
Eficiência Final
O Sunswift 7 é o mais recente carro movido a energia solar da UNSW desde que o primeiro veículo foi produzido em 1996. No circuito de teste do Australian Automotive Research Center (AARC) em Wensleydale, Victoria, o carro alcançou um tempo verificado de 11 horas e 52,08 minutos para a distância recorde. Esse desempenho deu à equipe Sunswift Racing o recorde de ‘EV mais rápido em 1000 km com uma única carga’.
A honra oficial e o certificado do Guinness World Record foram concedidos alguns dias depois, quando uma equipe de especialistas verificou as informações de tempo e os dados de telemetria do carro. Como eles revelaram em um comunicado à imprensa, a tentativa de recorde teve drama, já que a equipe teve que enfrentar um problema de gerenciamento de bateria que fez com que o carro parasse completamente. A equipe corrigiu o problema em 14 minutos e 52 segundos e voltou à pista - já que as regras do evento exigiam que o Sunswift 7 não ficasse parado por mais de 15 minutos.
‘Dois anos atrás, quando começamos a construir este carro, tudo estava parado e houve muitos momentos difíceis. Mas tem sido muito gratificante ver toda a equipe se unir e fazer tanto progresso e nos levar a esse ponto incrível. Foi muito trabalho e muitas horas e estresse, mas tudo valeu a pena. Este recorde mundial é a validação de todo o esforço de todos na equipe', compartilhou a gerente de equipe Andrea Holden, estudante de Engenharia Mecânica da UNSW Sydney.
Para a tentativa de recorde, o Sunswift 7 completou 240 voltas no Circuito Rodoviário da AARC, o equivalente a mais do que a distância percorrida de Sydney a Melbourne. O carro parou apenas para permitir uma troca de motorista a cada poucas horas - além de uma troca de pneu devido a um furo e o reparo estressante do gerenciamento da bateria.
“Durante este recorde, o consumo de energia foi de apenas 3,8 kWh/100km, enquanto até mesmo os EVs mais eficientes na estrada hoje atingem apenas uma classificação de 15kWh/100km e a média é de cerca de 20kWh/100km”, mencionou o Prof. Hopkins. ‘O Sunswift 7 não é um carro de produção do futuro, já que abrimos mão do conforto e o custo é proibitivo. Mas mostramos que, se você quiser tornar os carros mais eficientes, sustentáveis e ecológicos, isso é possível.'
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