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Carro atétrico percorre 1.000 km com uma única carga em menos de 12 horas
Carro atétrico percorre 1.000 km com uma única carga em menos de 12 horas

Estudantes de engenharia da UNSW tentaram um recorde mundial do Guinness com seu Sunswift 7, garantindo o título de carro de corrida movido a energia solar mais rápido em 1.000 km.

Alimentado por uma bateria e painéis solares montados em seu teto e capô, o EV entrou em um caminhão de teste onde percorreu 1.000 km com uma única carga em menos de 12 horas – atingindo uma média de 85 km/h. Projetado e construído por estudantes, o carro pesa apenas 500 kg, cerca de um quarto de um Tesla. Para chegar a essa carroceria de baixo peso, a equipe retirou uma série de recursos, como airbags e sistemas de ar condicionado.

Além disso, o Sunswift 7 apresenta excelentes eficiências graças ao seu design aerodinâmico, à eficiência dos motores e ao longo do trem de força e à impressionante baixa resistência ao rolamento.

Eficiência Final

O Sunswift 7 é o mais recente carro movido a energia solar da UNSW desde que o primeiro veículo foi produzido em 1996. No circuito de teste do Australian Automotive Research Center (AARC) em Wensleydale, Victoria, o carro alcançou um tempo verificado de 11 horas e 52,08 minutos para a distância recorde. Esse desempenho deu à equipe Sunswift Racing o recorde de ‘EV mais rápido em 1000 km com uma única carga’.

A honra oficial e o certificado do Guinness World Record foram concedidos alguns dias depois, quando uma equipe de especialistas verificou as informações de tempo e os dados de telemetria do carro. Como eles revelaram em um comunicado à imprensa, a tentativa de recorde teve drama, já que a equipe teve que enfrentar um problema de gerenciamento de bateria que fez com que o carro parasse completamente. A equipe corrigiu o problema em 14 minutos e 52 segundos e voltou à pista - já que as regras do evento exigiam que o Sunswift 7 não ficasse parado por mais de 15 minutos.

‘Dois anos atrás, quando começamos a construir este carro, tudo estava parado e houve muitos momentos difíceis. Mas tem sido muito gratificante ver toda a equipe se unir e fazer tanto progresso e nos levar a esse ponto incrível. Foi muito trabalho e muitas horas e estresse, mas tudo valeu a pena. Este recorde mundial é a validação de todo o esforço de todos na equipe', compartilhou a gerente de equipe Andrea Holden, estudante de Engenharia Mecânica da UNSW Sydney.

Para a tentativa de recorde, o Sunswift 7 completou 240 voltas no Circuito Rodoviário da AARC, o equivalente a mais do que a distância percorrida de Sydney a Melbourne. O carro parou apenas para permitir uma troca de motorista a cada poucas horas - além de uma troca de pneu devido a um furo e o reparo estressante do gerenciamento da bateria.

“Durante este recorde, o consumo de energia foi de apenas 3,8 kWh/100km, enquanto até mesmo os EVs mais eficientes na estrada hoje atingem apenas uma classificação de 15kWh/100km e a média é de cerca de 20kWh/100km”, mencionou o Prof. Hopkins. ‘O Sunswift 7 não é um carro de produção do futuro, já que abrimos mão do conforto e o custo é proibitivo. Mas mostramos que, se você quiser tornar os carros mais eficientes, sustentáveis e ecológicos, isso é possível.'

Fonte:

designboom

 

 

 

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