Selecione seu Idioma

Como comprar e usar tecnologia com responsabilidade pelo planeta
Como comprar e usar tecnologia com responsabilidade pelo planeta

Quem não gosta de colocar as mãos na mais nova tecnologia? O mais recente Tesla, o computador Mac mais rápido, babás eletrônicas com visão noturna. Os recursos de ponta são atraentes, mas comprar demais pode prejudicar o meio ambiente e nosso futuro. Então, como você ama seu smartphone e o planeta ao mesmo tempo?
Você não precisa desistir de seus dispositivos, mas deve pensar em como atualizá-los, carregá-los e descartá-los. Para o Dia da Terra, reunimos alguns dos melhores conselhos de Help Desk para qualquer pessoa que esteja tentando fazer o seu melhor contra um problema sistêmico.

Não substitua, conserte

Seu uso diário de tecnologia não tem tanto impacto no meio ambiente quanto o processo de fabricação original . Isso significa que a melhor coisa que você pode fazer é evitar comprar novos gadgets o máximo possível. Uma das maneiras mais comuns de prolongar sua vida útil é trocar a bateria.

“Nunca jogue nada fora porque a bateria não está funcionando”, diz Kyle Wiens, CEO do site de direitos do consumidor iFixit.

Todas as baterias velhas perdem a capacidade de manter a carga ao longo do tempo, o que também pode tornar os dispositivos mais lentos. Se o seu dispositivo não foi construído para permitir que você troque facilmente uma bateria nova, procure no site do fabricante ou on-line para obter instruções sobre como substituí-la por conta própria. Você também pode usar uma oficina terceirizada ou voltar ao fabricante e pagá-lo para substituir a bateria. Por exemplo, uma nova bateria do iPhone pode custar de US$ 69 a US$ 99 na Apple Store.

Você pode, com a orientação ou especialistas certos, corrigir outros problemas, desde telas e teclados quebrados até peças internas mais avançadas.

Para descobrir se você precisa de um novo smartphone ou se o seu dispositivo existente ainda tem mais vida útil, faça este teste para obter dicas sobre como fazê-lo funcionar melhor.

Jogue fora da maneira certa

Se você tem um gadget que realmente chegou ao fim de sua vida útil , não há problema em tirá-lo de casa. Mas não basta jogar um dispositivo antigo em uma lata de lixo. Muitos dispositivos são embalados com componentes contendo metais raros que são difíceis de recuperar depois de chegarem ao aterro sanitário. Eles podem conter produtos químicos que podem infiltrar-se na terra e representar perigos para a saúde ou incêndio.

Em vez disso, você pode tentar vender seu dispositivo antigo em um site como o eBay ou o Gazelle. Se você estiver atualizando para uma versão mais recente, a maioria das empresas oferecerá uma opção de troca com um pequeno desconto.

Se for inutilizável, impossível de consertar e indesejado por qualquer outra pessoa, você pode reciclar os eletrônicos com responsabilidade. Algumas cidades oferecem a reciclagem oficial de eletrônicos como um serviço e, muitas vezes, o fabricante original irá devolvê-lo para uso em peças. As lojas da Best Buy reciclam até três eletrônicos por dia por família. A rede de eletrônicos também oferece opções de envio pelo correio e retirada. Como alternativa, você pode levá-los ao Goodwill mais próximo, que faz reciclagem de eletrônicos.

Compre usado e recondicionado em vez de novo

A tecnologia recondicionada não deve ser temida, especialmente quando está sendo vendida diretamente pelo fabricante. Procure versões recondicionadas de novos dispositivos que você deseja comprar - eles podem ter sido devolvidos ou tiveram algum problema menor corrigido e geralmente são cobertos por uma boa garantia.

Dispositivos usados ​​são outro caminho para salvar a Terra. Procure a última versão de um dispositivo popular vendido nos mesmos sites de segunda mão, em vez de gastar mais dinheiro com a opção mais recente.

Você também pode alugar um dispositivo de um serviço online , que é uma opção sólida se você estiver em dúvida sobre a compra de algo como um novo drone.

Não caia em gadgets de uso único

Passeie por uma Best Buy ou percorra a Amazon e você encontrará um dispositivo para cada necessidade de nicho. Evite comprar produtos que tenham apenas um uso.

“Essas tecnologias de propósito único são catastroficamente horríveis”, diz Wiens.

Canalize seu hacker interno, use produtos que você já possui ou encontre outras soluções alternativas. Por exemplo, em vez de um monitor de bebê, considere usar suas câmeras e smartphones para ficar de olho em um recém-nascido. Há um milhão de máquinas de ruído branco, mas qualquer smartphone ou alto-falante sem fio pode emitir os mesmos sons suaves. Despertador? Use seu telefone. Câmera? Use seu telefone. Impressora? Use o do trabalho.

Wiens também sugere pular aparelhos como smart TVs, que podem se tornar rapidamente obsoletos. Em vez disso, opte por uma TV “burra” e um dispositivo externo como uma Apple TV, Amazon Fire stick ou Roku.

Use menos energia

Para manter suas baterias funcionando por mais tempo, carregue seus dispositivos corretamente. Em um smartphone, espere até que ele atinja 20% de energia, desconecte-o assim que estiver totalmente carregado e evite que o dispositivo fique muito quente. Encontre todas as nossas dicas de carregamento de bateria aqui e ainda mais conselhos sobre como economizar energia em sua casa aqui.

Embora a maioria dos dispositivos entre em modo de baixa energia ou hibernação quando não está em uso, eles ainda consomem eletricidade. Tente conectar vários cabos de alimentação a um filtro de linha para poder desligá-lo facilmente quando sair de casa durante o dia.

Fonte:

Traduzido para o Português pela Redação Sustentabilidades

Heather Kelly e Chris Velazco
The Washington Post

 

Copyright © 2009 - 2024 Sustentabilidades - Todos os direitos reservados - All rights reserved.