Veículo híbrido ainda é uma alternativa para quem não quer comprometer o orçamento com combustível, mas não está disposto a se arriscar com um elétrico. O mercado tem boas opções de carros híbridos e resolvemos separar os mais baratos para você que quer economizar sem precisar se preocupar muito com posto de carregamento.
Ainda mais depois da estreia do novo Honda Civic, que chegou com preço salgado. Mas os modelos da Toyota seguram as cifras, como também um recém-lançado SUV da Kia. Bom ressaltar que separamos apenas os modelos híbridos regulares (HEV) e híbridos plug-in (PHEV) de marcas generalistas – ou seja, exemplares de fabricantes premium ficaram de fora.
Então, também não entram nesta relação de carros híbridos mais baratos os chamados híbridos leves (MHEV). Aqueles em que o motor elétrico de 48V funciona apenas como gerador. Os preços foram levantados na última semana de janeiro de 2023 e são válidos para o território nacional, exceto os estados de São Paulo e Paraíba, e Zona Franca de Manaus.
1 – Toyota Corolla
Preço: R$ 180.990
Versão: Altis
Tipo: híbrido elétrico regular
Motor a combustão: 1.8 flex de 101/98 cv
Motor elétrico: 72 cv
Potência combinada: 122 cv
Consumo gasolina: 17,9 km/l (cidade) e 15,4 km/l (estrada)
Consumo etanol: 11,8 km/l (cidade) e 10,5 km/l (estrada)
O primeiro híbrido flex do mundo foi lançado em 2019 juntamente com a 12a geração do Corolla no Brasil. Para ser o carro híbrido mais barato do país, combina o motor 1.8 16V capaz de beber gasolina ou etanol com outro elétrico. O que lhe confere um dos melhores consumos do país pelos padrões do Inmetro para o PBEV.
O conjunto eletrificado equipa as versões mais caras do Corolla por aqui. Desde a Altis, o modelo tem o Toyota Safety Sense, o pacote de auxílio ao motorista, com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática, assistente de pré-colisão, farol alto automático e sistema de alerta de mudança de faixa com controle de direção.
Completam a lista de itens de segurança sete airbags, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, retrovisor eletrocrômico e controles de estabilidade, tração e subidas. No mais, bancos de couro, rodas de liga leve 17″, chave presencial, ar-condicionado digital automático e central multimídia com conexão Android Auto e Apple CarPlay.
2 – Toyota Corolla Cross
Preço: R$ 202.290
Versão: XRV
Tipo: híbrido elétrico regular
Motor a combustão: 1.8 flex de 101/98 cv
Motor elétrico: 72 cv
Potência combinada: 122 cv
Consumo gasolina: 17,8 km/l (cidade) e 14,7 km/l (estrada)
Consumo etanol: 11,8 km/l (cidade) e 9,7 km/l (estrada)
O SUV médio faz muita gente torcer o nariz – muitos criticam o modelo dizendo que não é Corolla, nem Cross. Fato é que o modelo usa o mesmo conjunto híbrido do sedã e é mais caro que o irmão de plataforma. Contudo, se segura como o segundo carro híbrido mais barato do país.
A despeito de ter menos espaço na cabine e acabamento inferior, o Corolla Cross XRV traz os mesmos equipamentos do Corolla que lidera o ranking dos carros híbridos mais baratos de 2023. Inclusive o pacote de itens de assistência à condução.
3 – Kia Niro
Preço: R$ 208.990
Versão: EX
Tipo: híbrido elétrico regular
Motor a combustão: 1.6 16V a gasolina de 105 cv
Motor elétrico: 44 cv
Potência combinada: 141 cv
Consumo gasolina: 19,8 km/l (cidade) e 17,7 km/l (estrada)
Um dos novatos desta lista chegou em novembro e já está no pódio dos carros híbridos mais baratos do país em 2023. O Kia Niro é um SUV médio com design futurista e feito sobre a nova plataforma K3 do Grupo Hyundai.
O conjunto reúne o motor Kappa aspirado com injeção direta e o propulsor elétrico que resulta em um dos automóveis mais econômicos do país. Além disso, o Niro oferece uma lista de equipamentos recheada, mesmo nesta versão de entrada.
Destaque para os equipamentos de auxílio ao motorista, como piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente ativo de permanência na faixa, farol alto automático, entre outros. Ar automático bizona, retrovisores com aquecimento e rebatíveis eletricamente e painel de instrumentos integrado à central multimídia em duas telas de 10” também merecem destaque.
4 – Honda Civic
Preço: R$ 244.900
Versão: EX
Tipo: híbrido elétrico regular
Motor a combustão: 2.0 16V a gasolina de 143 cv
Motor elétrico: 184 cv
Potência combinada: não informado
Consumo gasolina: 18,3 km/l (cidade) e 15,9 km/l (estrada)
A 11ª geração do Civic surgiu no Brasil importada, eletrificada e com preço salgado. Mesmo assim, figura entre os híbridos mais baratos do país com um sistema bastante moderno e diferente. Chamado e:HEV, une um motor a combustão com injeção direta e dois elétricos que têm funções distintas.
Desta forma, o novo Civic pode rodar de três formas. Como um EV, como um híbrido no qual o segundo propulsor elétrico alimenta as baterias para que o motor elétrico tracione as rodas ou como um puramente a combustão.
O sedã médio também traz um belo pacote de equipamentos em sua configuração única importada da Tailândia. Tem o Honda Sensing, com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, farol alto automático e o detector de ponto cego com imagens na central multimídia.
Oito airbags, quadro de instrumentos eletrônico, bancos dianteiros com regulagens elétricas, multimídia com tela de 9”, carregador de celular por indução, chave presencial com partida remota do motor, ar automático bizona e teto-solar completam a lista.
5 – BYD Song Plus
Preço: R$ 269.990
Versão: DM-i
Tipo: híbrido plug-in
Motor a combustão: 1.5 16V a gasolina de 110 cv
Motor elétrico: 179 cv
Potência combinada: 235 cv
Consumo gasolina: 22,2 km/l (cidade) e 19,6 km/l (estrada)
O primeiro híbrido da marca chinesa no país é um dos mais eficientes. Graças ao sistema eletrificado, que permite três modos de condução. Tem o EV, em que o motor elétrico traciona as rodas, o híbrido paralelo – para acelerações mais fortes e retomadas – e o híbrido “normal”, para velocidades de cruzeiro ou moderadas.
Desta forma, a autonomia prometida no modo “Eco” passa dos 1.000 km – dados da BYD. Já o motor elétrico oferece até 51 km de autonomia.
O Song Plus chama a atenção pelo custo benefício. É um híbrido plug-in com pacote de condução semi-autônoma (ACC, frenagem autônoma, câmera 360, sensor de ponto cego, assistente de faixa e reconhecimento de sinais de trânsito), seis airbags, quadro de instrumentos eletrônico em tela de 12,3” e tela multimídia rotativa em display de 12,8”.
6 – Caoa Chery Tiggo 8 Pro
Preço: R$ 279.990
Tipo: híbrido plug-in
Motor a combustão: 1.5 16V a gasolina turbo de 147 cv
Motores elétricos: 170 cv
Potência combinada: 317 cv
Consumo gasolina: 30,3 km/l (cidade) e 26,9 km/l (estrada)
O SUV de 7 lugares esbanja imponência, tecnologia e eficiência. Com dois motores elétricos, propulsor turbo a combustão, câmbio automático com 11 marchas, o modelo é um dos híbridos mais baratos do país. E também um dos mais econômicos, com médias acima dos 30 km/l, segundo os padrões do Inmetro.
O Tiggo 8 Pro Hybrid ainda promete autonomia de 77 km apenas em modo EV. Isso porque os motores elétricos se alternam: podem tracionar juntos as rodas ou de forma isolada, com o outro funcionando como gerador.
Na parte de equipamentos, o SUV híbrido tem tudo a que tem direito. Além dos itens de auxílio à condução já listados aqui em outros modelos, recebe bancos dianteiros com ajustes elétricos e ventilação, teto solar, seis airbags, retrovisores rebatíveis eletricamente e com aquecimento, painel de instrumentos eletrônico, entre outros.
7 – Toyota RAV4
Preço: R$ 322.890
Versão: SX Connect Hybrid
Tipo: híbrido elétrico regular
Motor a combustão: 2.5 16V a gasolina de 178 cv
Motores elétricos: 120 cv
Potência combinada: 222 cv
Consumo gasolina: 14,3 km/l (cidade) e 12,8 km/l (estrada)
Aqui, o sarrafo dos carros híbridos mais baratos do país já passa dos R$ 300 mil. Justamente com a linha 2023 do RAV4, que acaba de ser lançada. O modelo chega do Japão com preço elevado – ficou 11% mais caro -, o mesmo conjunto e algumas novidades em equipamentos.
O SUV recebeu câmera 360 e assistente ativo de permanência de faixa dentro do Toyota Safety Sense, o pacote de itens de auxílio ao motorista. Este já reunia controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, sensor de ponto cego, assistente de farol alto, entre outros.
O RAV4 usa três motores elétricos, um motor a combustão e tração integral para gerar potência combinada de 222 cv. Apesar de bem equipado e de se manter mais barato que seu principal rival, o Jeep Compass 4xe, não é um hibrido plug-in nem tem um consumo atraente…
Fonte:
Fernando Miragaya
Autopapo