O hidrogênio é o elemento químico mais abundante no Universo, matéria-prima das estrelas e equivalente a 75% da massa que constitui o Cosmo.
Em nosso planeta, é o terceiro elemento mais abundante na superfície. No corpo humano, é o elemento mais abundante em número de átomos e o terceiro em massa.
Além de ser o combustível das estrelas, o hidrogênio é um vetor energético fundamental para um planeta mais sustentável.
- Escrito por: Redação
A próxima era de transformação industrial, possibilitada pela tecnologia e dados, impactará todos os setores e remodelará a forma como operamos, interagimos e consumimos. Ele apresentará uma oportunidade para os líderes empresariais transformarem seus modelos de negócios e cadeias de valor de maneira sustentável. Isso envolverá navegar por vários riscos e navegar por um contexto complicado.
Precisamos passar por duas grandes transformações em paralelo: a transformação digital e a transformação da sustentabilidade. O digital pode não apenas tornar os negócios mais eficientes e lucrativos, mas também mais ágeis e inteligentes, ajustando-se às necessidades do consumidor e às mudanças nas condições do mercado. O advento de produtos inteligentes dará aos consumidores uma capacidade muito maior de assumir o controle com base em insights precisos para suas vidas cotidianas.
- Escrito por: Redação
Hoje resolvi perguntar ao Chat GPT para escrever um artigo sobre a importância da sustentabilidade, e a inteligência artificial respondeu elaborando o seguinte:
A sustentabilidade é uma questão vital para garantir o bem-estar da sociedade e do planeta a longo prazo. Ela envolve a implementação de práticas e tecnologias que visam preservar recursos naturais, equilibrar as relações econômicas e sociais e minimizar os impactos negativos do desenvolvimento humano sobre o meio ambiente.
- Escrito por: Redação
Um dos desafios das empresas frente ao novo modelo de gestão rumo a sustentabilidade, é saber crescer e se manter no mercado de forma que não somente que o meio ambiente seja preservado, mas que a sociedade também seja vista como um importante fator para o desenvolvimento e que propostas de inserção social da população sejam tomadas.
Conforme Guevara et al. (2009, p.65), mostra que para muitos cientistas sociais, crescimento e produtividade devem ser vinculados aos investimentos nas áreas sociais, pois somente a partir dessa conscientização é que o desenvolvimento poderá consistir na eliminação das privações que limitam as escolhas e oportunidades das pessoas. O progresso econômico baseado em acumulação capitalista não consegue solucionar os problemas sociais, pois o crescimento econômico demanda também um desenvolvimento social paralelo e eqüitativo.
- Escrito por: Redação
Nos últimos anos, o crescimento da conscientização em torno da preservação do meio ambiente com a sustentabilidade tem aumentado substancialmente. Diversos debates e discussões em torno deste assunto levam a cada dia mais pessoas a aderirem para novos processos que visem uma melhor convivência entre o meio ambiente e o crescimento econômico.
Conforme Cavalcanti (2001), um princípio importante de formulação de política para a sustentabilidade é se dispor de um sistema consistente de informação para medir-se o desempenho econômico de um país ou região.
A participação da sociedade em torno das discussões sobre sustentabilidade tem se mostrado mais ativa. Inúmeras formas de interação sobre o próprio destino e o exercício cada vez mais ativo da cidadania por meio de práticas de seus direitos e deveres em ações que levam a conquista de resultados cada vez mais satisfatórios na luta pela preservação ambiental.
- Escrito por: Redação
Muito se tem falado sobre sustentabilidade nas empresas, mas pouco se tem feito diante dos efetivos resultados que muitas organizações apresentam.
Segundo Herzog (2007), não há absolutamente nada errado em anunciar ao público ações que as empresas estejam adotando em prol da sustentabilidade. Pelo contrário, além de ajudar a construir a imagem da empresa e a informar o consumidor, a divulgação costuma incentivar a adoção de boas práticas por parte do mercado como um todo. O problema está na dissociação entre mensagem e realidade.
As empresas têm se preocupado mais com o marketing da sustentabilidade do que com as ações desenvolvidas. Elas estão mais dispostas em atrair novos clientes através da adoção da imagem de ecologicamente correta, desenvolvendo novas linhas de produtos, do que investir em novos projetos e linhas de pesquisa para desenvolver tecnologias que reduzam o consumo de recursos naturais.
- Escrito por: Redação