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Veja os carros elétricos que estão prontos para chegar ao Brasil em 2023
Veja os carros elétricos que estão prontos para chegar ao Brasil em 2023

Este ano que se encerra já representa um marco para os carros elétricos no Brasil. Tivemos o maior número de lançamentos até aqui, anúncios importantes sobre aumento da infraestrutura e ampliação do discurso sobre a adoção dos modelos de zero emissão. Agora, olhando para a frente, listamos os próximos lançamentos de veículos elétricos para 2023, incluindo os que já estão confirmados e também os fortemente cotados. 

1 - Kia EV6

Sucesso na Europa e nos Estados Unidos, o belo novo Kia EV6 é o primeiro veículo da Kia construído sobre a plataforma E-GMP, exclusiva para carros elétricos. Responsável por inaugurar a linguagem de design 'United Opposites', ele mede 4.68 metros de comprimento e possui distância entre eixos de 2,90 metros, um destaque.

Disponível com diversas opções de motorização e baterias, além de um sistema elétrico de 400 ou 800 volts, o novo carro elétrico da Kia se destaca pela versão GT, que possui 585 cv de potência e pode acelerar de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos.

O EV6 já está em testes para homologação no Brasil e marcou presença na última edição do Electric Experience, evento dedicado à experimentação de carros elétricos realizado no início do mês no interior de São Paulo. 

No evento, Gustavo Gandini, diretor de operações da Kia Brasil, confirmou que a marca pretende lançar o EV6 o "quanto antes" - ainda não está confirmado se o modelo virá na versão de topo EV6 GT ou nas variantes convencionais. O gargalo de produção na Coreia do Sul fez o cronograma ser adiado, mas agora já existe uma sinalização de o lançamento oficial pode acontecer em agosto de 2023.

2 - BMW iX1

O BMW iX1 foi apresentado em junho e começou a ser produzido na Alemanha no mês passado. O mais novo modelo da linha zero emissão é importante para a marca ao cumprir a função de SUV elétrico de entrada, ficando abaixo da dupla iX3 e iX, ambos já lançados por aqui. Além disso, o iX1 será uma espécie de sucessor do pioneiro i3, que está sendo descontinuado.

Baseado no X1 de terceira geração, o iX1 está equipado com a tecnologia BMW eDrive mais recente com uma bateria de 64,7 kWh líquidos. A alta densidade energética da bateria de 152 Wh/kg, cujo consumo combinado pelo ciclo WLTP é entre 18,4 e 17,3 kWh por 100 quilômetros, permitem um alcance de 413 a 438 quilômetros.

No entanto, o modelo está chegando ao mercado europeu na versão iX1 xDrive 30, com 313 cv e 50,3 kgfm de torque, números que são superiores ao do irmão maior iX3 (286 cv e 40,8 kgfm). Por lá, o preço é de 55.000 euros, o equivalente a R$ 308.000 em uma conversão direta.

Quando for lançado por aqui, o que deve ocorrer em algum momento de 2023, o iX1 irá bater de frente com o best-seller Volvo XC40 Recharge. Ele trará na bagagem atributos como as tecnologias mais recentes da marca e alto desempenho (superior ao do iX3) aliado a um bom nível de eficiência.

3 - Audi Q4 e-Tron

O novo Audi Q4 e-tron foi revelado em abril do ano passado nas versões SUV e Sportback. Menor veículo elétrico da linha Audi até o momento, ele mede 4,59 metros de comprimento e possui 2,76 metros de distância entre-eixos. 

Além disso, o Q4 e-Tron é o primeiro modelo da Audi a ser construído na plataforma MEB, a arquitetura dedicada a veículos elétricos do Grupo Volkswagen, o que confere vantagens em termos de sistema elétrico, eficiência, peso e espaço interno.

Na Europa, onde já está sendo vendido, o SUV esta disponível em três níveis de potência: um modelo de entrada equipado com um motor elétrico de 125 kW (170 cv) de potência e um modelo intermediário com 150 kW (204 cv), ambos com e 31,6 kgfm de torque, além de uma versão superior com 220 kW (299 cv) e 47 kgfm, sendo as duas primeiras com tração traseira e a última com tração integral quattro - a versão mais potente pode acelerar de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e alcançar a velocidade máxima de 180 km/h. 

São duas opções de baterias: 52 kWh líquidos (55 kWh brutos) e 77 kWh (82 kWh brutos), sendo que a versão intermediária (204 cv) com a bateria maior entrega 520 km de autonomia com uma carga, número próximo ao do VW ID.4.

O Audi Q4 e-tron custa a partir de 44.700 euros na Alemanha, o equivalente a R$ 250.000 em uma conversão direta, que o posicionaria entre modelos como o XC40 e iX1. Segundo apuramos, o lançamento no Brasil deve mesmo ocorrer em 2023, mas a Audi ainda não se comprometeu com uma data oficial.

4 - Mercedes EQE SUV

Apresentado no Salão de Paris, o Mercedes EQE SUV é o quarto veículo baseado na plataforma EVA2. Baseado no sedã elétrico EQE, ele é um pouco menor que este em comprimento, medindo 4,86 metros e possuindo 3,03 metros de distância entre-eixos. 

A linha de motores elétricos é conhecida com base no que já está disponível no EQE, enquanto a bateria tem 90,6 kWh de capacidade e permite autonomia de 482 km na versão mais eficiente.

No começo de dezembro, a Mercedes anunciou o início de pré-venda na Alemanha nas versões AMG EQE 43 4MATIC (647 cv), EQE 350+ (tração traseira), EQE 350 4MATIC e EQE 500 4MATIC, com preços variando entre 86.811 e 124.921 euros, o que daria entre R$ 488 mil e R$ 702 mil em uma conversão direta. A autonomia varia de 596 km no modelo de entrada 350+ e cai para 476 km no caso do AMG EQE 43.

O Mercedes EQE SUV será construído em Tuscaloosa (Alabama/USA), com produção programada para começar no final deste ano, sendo que as primeiras unidades devem ser entregues no primeiro semestre de 2023. 

Recentemente, durante o lançamento dos modelos EQA, EQB e EQE no Brasil, a Mercedes garantiu que irá manter o portfólio nacional alinhado com as novidades globais. Após a estreia na Europa e EUA, o modelo desembarcará em nosso mercado. Ainda é cedo pra especular preços, mas já dá pra adiantar que ele ficará na seara de BMW iX e Audi e-Tron, por exemplo.

5 - BYD Dolphin

O BYD Dolphin é mais um carro elétrico 'puro' da montadora chinesa. O compacto faz parte da nova geração de modelos construídos na plataforma dedicada que foi desenvolvida pela própria BYD. 

Lançado primeiro na China, e depois em vários mercados globais, inclusive na vizinha Colômbia (onde estreou pelo equivalente a R$ 165.000), o Dolphin é um dos modelos mais promissores da nova safra de elétricos da BYD e chegará ao nosso mercado com valores um pouco mais acessíveis que a média. Segundo apuramos, ele deve ter preço inicial abaixo da faixa dos R$ 200 mil, que o credenciaria a enfrentar modelos como o Peugeot e-208 e Renault Zoe com bons atributos. 

Apresentado em 2021, o BYD Dolphin tem 4,13 metros de comprimento e um entre-eixos de generosos 2,70 metros, mérito da plataforma dedicada. O porta-malas tem 345 litros de capacidade. 

O hatchback é impulsionado por um motor elétrico montado no eixo dianteiro que entrega 70 kW (94 cv) de potência e 18,3 kgfm de torque máximo. A unidade é alimentada por uma bateria de 44,9 kWh, com autonomia declarada de 405 km com uma carga pelo ciclo NEDC.

6 - BYD Seal

O mais novo carro elétrico da BYD é o sedã BYD Seal, que foi apresentado oficialmente em agosto é a grande aposta da montadora chinesa para brigar com o Tesla Model 3 nos mercados globais. 

O modelo já foi registrado no Brasil e está no radar da marca para 2023. Assim como o Dolphin, ele faz parte da nova família de carros elétricos batizada Ocean. O BYD Seal ostenta uma nova linguagem visual, de linhas fluidas, e mede 4,98 metros de comprimento, com 2,92 metros de distância entre-eixos. 

Em termos de mercado, o sedã elétrico está à venda na China em quatro versões, sendo 3 opções diferentes de motorização (entre 204 cv e 530 cv) e dois pacotes de baterias. A autonomia varia de 550 a 700 km, mas pelo ciclo chinês CLTC, mais otimista que o WLTP. 

Por lá, ele foi lançado com preços entre 209.800 e 286.800 yuan, o equivalente entre R$ 159.000 a R$ 217.000 em uma conversão direta, o que dá uma indicação de que ele pode ter preços competitivos (considerando a média do segmento) quando for lançado por aqui. Importante para a BYD, o Seal já está confirmado em mercados como Alemanha, Japão, Suécia e Israel.

7 - Volkswagen ID.4

Apresentado no Brasil há mais de um ano, o Volkswagen ID.4 é o carro-chefe da linha de veículos elétricos da marca. Com boas vendas na Europa, o SUV elétrico se destaca pelo bom nível de construção e tecnologia da arquitetura dedicada MEB, além da ampla oferta de versões e opções de trem de força.

Com porte médio, o ID.4 mede 4,58 metros de comprimento e 2,77 metros de distância entre-eixos. Apesar de menor, ele possui espaço interno semelhante ao do Tiguan, mas com boa vantagem por ter um assoalho totalmente plano e sensação de amplitude no interior. 

A opção principal de propulsão é o motor elétrico de 204 cv montado no eixo traseiro que é alimentado por uma bateria de 77 kWh líquidos, o suficiente para uma aceleração de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e velocidade máxima de 160 km/h - a autonomia supera os 520 km com uma carga pelo ciclo WLTP. Lá fora, também existe a versão com tempero esportivo GTX, de tração integral e 299 cv de potência.

O ID.4 já foi flagrado em testes várias vezes e apresentado ao público em algumas ocasiões. Parece que a Volkswagen já teve tempo de testar o modelo e avaliar a receptividade do mercado, e agora resta a expectativa pela confirmação da data de lançamento - tudo indica que ele ocorrerá em algum momento de 2023.

8 - Ford Mustang Mach-E

Recentemente, a Ford confirmou de forma oficial o lançamento de três modelos eletrificados para o Brasil, entre eles o Mustang Mach-E, veículo elétrico inspirado no carro icônico que já é sucesso de vendas nos Estados Unidos e vem sendo testado desde o ano passado aqui no Brasil.

O SUV elétrico possui variantes (tração traseira ou integral) com potências entre 269 cv e 43,8 kgfm a 346 cv e 59,1 kgfm nas versões regulares. As baterias podem ser de 75,7 kWh ou 98,7 kWh e o alcance varia de 400 km a 610 km, de acordo com a configuração. 

A Ford ainda não revelou qual (ou quais) versões do Mach-E serão vendidas no Brasil, mas a unidade flagrada em testes em São Paulo (SP) era da variante GT Performance Edition, que tem 487 cv de potência, 87,6 kgfm de torque e uma bateria de 91 kWh, suficiente para 418 km de alcance pelo padrão WLTP. 

O preço ainda não foi revelado, mas apenas como referência, o modelo mais equipado Mach-E GT custa a partir de US$ 69.895 nos EUA, o equivalente a R$ 369.000 em uma conversão direta.

9 - Chevrolet Bolt EUV

Confirmado para o Brasil há alguns meses, o Chevrolet Bolt EUV chegará ao mercado em algum momento de 2023. Trata-se da versão SUV baseada no Bolt EV, que mede 4,31 metros de comprimento, sendo 161 mm mais longo e com 75 mm a mais na distância entre-eixos que o modelo regular, o que garante mais espaço para as pernas de quem vai no banco traseiro. 

O SUV utiliza o mesmo conjunto elétrico do hatchback, o motor elétrico de 204 cv (150 kW) de potência e 35,7 kgfm de torque alimentado por uma bateria de 65 kWh que garante autonomia de 402 km pelo ciclo norte-americano EPA - um pouco menos que os 416 km de Bolt regular por conta do acréscimo de peso de cerca de 45 quilos.

Os preços para o Chevrolet Bolt EUV ainda não foram revelados para o nosso mercado, mas apenas como referência, o Bolt EV está sendo vendido por R$ 329.990 no país - nos EUA, a versão SUV custa pouco mais que o hatchback. Aliás, o SUV foi lançado no mês passado na Colômbia pelo equivalente a R$ 210.000 em conversão direta.

10 - Renault Megane E-Tech

Apresentado ao público brasileiro em setembro, durante o Renault E-Tech 100% electric days, o Megane E-Tech é uma das opções mais interessantes para o segmento. Com tecnologia recente, ele compartilha plataforma com o 'primo' Nissan Ariya. 

Com porte intermediário, o Megane elétrico mede 4,21 metros de comprimento e se destaca pelo entre-eixos de 2,70 metros. Já o trem de força será o motor elétrico de 160 kW (220 cv) de potência e 30,6 kgfm de torque e uma bateria de 60 kWh. Configuração que permite aceleração de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e autonomia de até 454 km pelo ciclo WLTP.

O preço ainda não foi divulgado para o nosso mercado, mas a versão de topo Iconic equipada com o motor de 220 cv custa entre 44.990 e 47.400 euros na França (R$ 230.000 e R$ 243.000) em uma conversão direta. Pelo que apuramos, dá pra esperar por algo na faixa dos R$ 300 mil por aqui.

Outras novidades

Como foi dito no início, a lista prioriza os lançamentos que já estão confirmados e aqueles que têm grandes chances de estrear em 2023. Mas além disso, há outras novidades no radar, onde podemos incluir o Audi Q8 e-tron, nas versões SUV e Sportback, o Abarth 500e e novidades que estrearão no próximo ano, como o Peugeot e-308, Chevrolet Equinox EV e Blazer EV, entre outros.

Fonte:

Julio Cesar
InsideEVs

 

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