Um estudo global da consultoria Bain & Company divulgado recentemente aponta que cerca de 80% dos brasileiros são seriamente preocupados com questões envolvendo sustentabilidade e mudanças climáticas. Um nível de preocupação acima da média mundial levantada pelo estudo, que ficou em 65%.
Mas será que esse engajamento é colocado em prática nas compras dos brasileiros? Segundo Daniela Carbinato, que liderou o estudo, ainda existem desafios a serem vencidas nesse sentido.
Segundo a pesquisa, 27% dos consumidores ouvidos apontam como barreira para a compra a falta de informação e transparência sobre a sustentabilidade praticada pelas empresas responsáveis pelos produtos.
Ao mesmo tempo, 19% mencionaram que os rótulos e certificações são confusos. Por fim, 21% indicam que comprariam mais se as empresas fossem mais transparentes sobre seus produtos.
“Há uma preocupação do consumidor de acreditar que faz escolhas saudáveis e sustentáveis, mas que, na verdade, não são”, destaca Daniela.
Além disso, a pesquisa mostra que, no Brasil, quase 60% dos consumidores utilizam as embalagens como principal fonte de informação sobre os produtos, seguido de descrições online, recomendações e anúncios.
“Esses últimos são fundamentais, já que os consumidores pouco entendem o que os selos de certificações realmente significam. É o caso de produtos orgânicos, veganos, rastreáveis, naturais, integrais, entre outros”, defende a executiva.
Como reconhecer
Produtos veganos
O Selo Vegano, concedido pela Sociedade vegetariana Brasileira e exibido nos rótulos de alimentos, certifica que o produto não possui ingredientes de origem animal, que a empresa não testa produtos finalizados em animais e que fabricantes fornecedores não testam os ingredientes em animais.
Produtos orgânicos
Já os produtos orgânicos devem ter certificação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e os requisitos vão além de não conter contaminantes externos. Eles precisam oriundo de processo extrativista sustentável e não prejudicial ao ecossistema local.
Rastreabilidade
Dizer que um produto possui rastreabilidade quer dizer que é possível acompanhar sua jornada desde a fabricação até a chegada ao consumidor. Algumas marcas disponibilizam QR Codes nas embalagens para transmitir essas informações.
Sinalização
Os dados sobre necessidade de sinalização em loja também chamam a atenção: 20% dos consumidores brasileiros a classificam como importante fonte de informação, quase 1,5 vez mais do que a média global considerou. “Isso coloca a jornada de compra na loja como importante fator de compra na decisão”, comenta Daniela.
Para ela, a sustentabilidade e a preocupação com a saúde não são mais questões nichadas, abrindo um leque de oportunidades para as empresas. Mas ressalta: facilitar a comunicação é fundamental.
"A informação precisa ser direta e símbolos não resolvem o problema. Os rótulos devem ser explicativos, com comunicação simples, QR Codes devem ser funcionais e práticos, trazendo a informação sobre aquele sele da certificação que aparece na embalagem. Isso é ajudar da educação do consumidor”, avalia.
Fonte:
Maria Emilia Zampieri
Globorural